"Depois de pelos menos 5 episódios excelentes, nós poderíamos esperar uma queda de rendimento da série, mas Person of Interest não é qualquer série, ela sempre vai te surpreender, claro que positivamente." - Marcus.
Marcus: O irrelevante da semana é Arthur Claypool, que é apresentado como um consultor de TI e está com um tumor no cérebro, com isso, ele não se lembra de muitas coisas. No decorrer do episódio, descobrimos que ele estava trabalhando em um projeto chamado Samaritano, que era desenvolvido para a NSA. O samaritano tinha a mesma premissa da “machine”, que é evitar os atos de terrorismo, mas foi vetado pelo congresso, pois com isso o governo poderia despistar sobre a existência da “machine” que foi criada por Finch.
Isa: O caso da semana foi bem interessante, Arthur, amigo do Finch na faculdade, um consultor de TI que trabalhava para a NSA, guarda consigo muitas informações valiosas sobre um projeto em particular da agência no qual estava envolvido. E agora, quando se fala em informação sigilosa e segurança em Person of Interest, a gente sempre tem a presença do Collier e sua trupe. Pois é, desta vez não foi diferente.
Porém o mais interessante, é quando Arthur fala sobre o tal projeto, Samaritano, cuja função é detectar atos de terrorismo antes que aconteçam. Parece familiar? É difícil ter um Finch no mundo, mas dois? hehe
Elisabete Bourne: Logo é revelado que o Claypool é uma pessoa do passado do Finch. Assim como o Finch, o ex consultor de TI tem uma mente brilhante, mas acabou tendo problemas com isso.
Sobre o nome do episódio: 'Lethe' é uma palavra de origem grega (Λήθη). Na mitologia grega, 'Lethe' quer dizer "the river of forgetfulness", ou seja, "o rio do esquecimento". Sendo um dos 5 (cinco) rios que pertence á Hades, quem bebesse desse rio iria se esquecer de tudo. 'Lethe' é, também, a 'Deusa do Esquecimento'.
Isa: Com o John longe da equipe, o trabalho ficou mais difícil de ser resolvido.
Finch mais uma vez tenta ignorar a máquina, mas lá está a Root para lembrá-lo de que a Máquina é quem manda. E o trabalho não pode parar.

O Lionel seguindo o Reese foi engraçado, descoberto em segundos...hehe
Marcus: Shaw até que se saiu bem sozinha na investigação, e John parece ter ensinado ela a acertar os tiros no joelho.
Eu estou achando que a Root salvará Harold e companhia, pode parecer loucura, mas a “machine” pode de alguma forma tirar ela de lá.
John e Fusco ficaram a parte nesse episódio, mas isso não quer dizer que foi ruim, os diálogos entre os dois foram muito bons e a luta foi no mínimo inusitada, não achei que Lionel conseguiria aguentar muito tempo, mas Reese estava um pouco alterado, então estava mais fácil. RS
Elisabete Bourne: Parece que a Root pode se comunicar com a Máquina sem algum aparelho.
Espero que o Reese se recupere ou consiga vingança logo. Essa situação de "Lobo Solitário" pode ficar cansativa, ele tem - e deve - que voltar a ativa com a equipe novamente.
Espero que o Reese se recupere ou consiga vingança logo. Essa situação de "Lobo Solitário" pode ficar cansativa, ele tem - e deve - que voltar a ativa com a equipe novamente.
Isa: A morte da Carter afetou bastante o Reese, nem de terno o cara anda mais..hehe
Marcus: Claro que teríamos uma surpresa no final do episódio, mas não pensei que iriam revelar a identidade de quem passava às ordens para o Hersh, para mim, a ameaça contra Arthur era Peter Collier e sua trupe, e não a sua suposta esposa. Para quem não se lembra, ela que apareceu no final de “God Mode” (Season Finale da 2ª temporada - 2x22) como a mulher misteriosa, devemos saber mais sobre ela no próximo episódio.
adolescência de Harold, que mostraram um pouco da sua imensa genialidade e também as primeiras invenções dele. Espero que continuem a mostrar sobre essa época da vida dele, porque até hoje não sabemos o sobrenome verdadeiro dele.
Isa: No episódio tivemos a grande revelação da mulher misteriosa que vimos no final da 2ª temporada. Agora é esperar para ver o desenrolar dessa história em 2014. Don't Panic! E até lá.
Elisabete Bourne: O nome da Shaw aparece como um "alias", que significa pseudônimo. Claro que não é de se estranhar que ela não usaria o seu nome verdadeiro... O nome de Arthur Claypool também aparece como "alias".
Outra coisa interessante é o nome do próximo episódio, "Aletheia", isso sugere uma continuação.
"Aletheia" é, também, uma palavra de origem grega, que significa 'verdade', mas no sentido de revelação de uma negação ou de um esquecimento. Tornar claro uma 'verdade' e uma 'realidade' de forma simultânea - “E conhecereis a Verdade, e a Verdade vos libertará” (Jo 8:32) (citação da Bíblia).
Outra coisa interessante, é quando o Arthur diz "The truth fears no questions." (A verdade não teme nenhuma questão). Podemos relacionar essa frase ao episódio "Nothing To Hide", que, como já citado, é o primeiro episódio que o Peter Collier aparece. Nele ficamos sabendo alguns ideais sobre a 'organização' que ele trabalha.
Mais uma coisa: No canto inferior da tela (na imagem acima) é possível ver essa legenda, em amarelo, onde esta escrito "Retasking Analog Interface" ( algo como "Redistribuição de Tarefas da Interface Analógicas"), isso pode ser a Root. Isso é uma previsão de resultados que sempre aparece nos episódios.
Algumas dessas informações podem ser encontradas no Wikia de POI (somente em inglês).
3ª temporada espetacular de POI, série numa crescente fantástica desde a primeira temporada, espero do fundo do coração que ainda não seja a melhor, que a coisa vá evoluindo sempre até uma última temporada de explodir cabeças! Muito amor por POI, essa série é demais! Adoro esse blog :D...
ResponderExcluirEpisódio muito bom, mantendo o nível da trilogia. Eu não gostei muito da atitude do Reese, o cara some e larga o Finch na mão, puta mancada, tem que apanhar mesmo do Fusco. Eu já não curti muito aquela história de dizer a Carter o salvou, quem deu um novo sentido pra ele foi o titio Finch, né? Vamos ver se agora passa essa história de luto e ele vai atrás da turma...
ResponderExcluirMancada? Agora que a trupe do Collier chegou, esqueceram do velhinho que tinha contratado a parceira do Reese pra achar o Harold ... aquilo sim é mistério ..
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO que eu não entendi foi o seguinte,
ResponderExcluirQnd a maquina "vê" os agressores fica um quadrado vermelho em volta, aparece nos vigilantes na hora do hospital e na tal controle e seus agentes, mas no hersh aparece amarelo, do mesmo jeito que aparece pro Finch , pro Reese ,pra Shaw.
Reparem aos 43:09.
Sera q o Hersh estaria infiltrado para salvar o povo?
Se não me engano ele deve uma pro Reese uma vez que eles se enfrentaram e o Reese deixou ele viver.
Também no final aparece um nivel de porcentagem de conflito de dados qnd o Samaritano é ativado...
será isso q a root queria dizer com "o que esta por vir"...?
seria uma "guerra" entre duas maquinas?