Uma semana antes do natal o site Screen Spy
fez uma entrevista com os produtores Jonathan Nolan e Greg Plageman, onde
tiveram a oportunidade de conversar sobre a chocante “mid-season” dessa
temporada na qual vimos Reese ser capturado pelo FBI, Carter sendo procurada
pelo Agente Donnelly e Fusco com problemas com a HR.
Nolan and Plageman falaram sobre porque Reese
e Finch não vão se ver um bom tempo, e como, apesar da inspiração da série nos
clássicos X-files, Quantum Leap
(conhecida no Brasil como 'Contratempos')
e trabalhos do James Ellroy, a maior influência da série pode ser encontrada
nas ruas de NY.
“Nós sempre quisemos
manter o perigo. Sempre quisemos continuar surpreendendo as pessoas.” Disse
Nolan.
“O fato da Carter ter
sido alistada pelo Agente Donnelly para perseguir o homem de terno tem sido um
tema frenético na série.” Disse Plageman. “Donnelly sabe da história de Carter
como uma interrogadora no Iraque e agora que ele tem Reese sob custódia, será
bastante interessante ver como a Carter foi colocada para agir em ambos lados.
Nós queremos mostrar aos telespectadores que Donnelly é um personagem
formidável em todo o seu esforço para derrotar o Reese. Teremos bastante
diversão com isso.”
Sobre os novo episódios,
Nolan diz: “Temos alguns camaradas amigáveis voltando para criar um caos, o que
adoramos. Nossa série tem períodos em que temos que nos focar na história da
semana e as coisas parecem legais e seguras, e nós alcamamos os telespectadores
com um falso sentido de segurança e então nós quebramos as coisas em
pedaços...e eu penso que estamos indo para essa direção.
“Bem, no primeiro
episódio do ano, enquanto os planos estão sendo montados e enquanto nossos
heróis, no plural”, enfatizou ele, “ trabalham para libertar o Reese, Finch
terá que entrar em muitas circunstâncias estranhas para proteger uma pessoa
especial.”
Os novos episódios
continuarão trazendo problemas para o Fusco? E o Reese poderá intervir e
ajudá-lo em algum momento?
“Uma parte do fardo do
Fusco foi causada pelo Reese.” Disse Plageman. “Mas o pecado original do Fusco
foi feito por ele próprio. As coisas vêm para casa para
pernoitar.” (expressão
idiomática, que se refere aos problemas causados por erros cometidos pela
própria pessoa). O oficial Simmons estará de volta, bem como Quinn, que foi
revelado como o chefe da HR. Talvez o questão maior com o Fusco é que não
conseguimos entender como ele se tornou uma homem das mulheres na série.”
Risos. “Ele terá a tarefa de proteger a supermodelo Karolina Kurkova no episódio
2.12.
“É um trabalho de equipe que demandará bastante
esforço para proteger os POIs agora que o Reese está de fora.” Disse Nolan.
Aos ser perguntado sobre a questão emocional entre
Reese e Finch, Nolan resume dizendo, “Muito ferida, personagens bastante
partidos que estão reconstruindo a si mesmos, e Reese ainda mais. Embora por
algumas razões que vocês ainda irão descobrir, Finch da maneira dele tem
bastante danos também. Cada lampejo minúsculo de conexão entre eles significa
muito. Reese é como um animal ferido que lentamente está reconstruindo sua
confiança e sua ligação com o mundo.”
Estava imaginando se ter um
núcleo de elenco tão pequeno, Reese, Finch, Carter e Fusco tem ajudado ou
prejudicado os tipos de histórias que a série tem a contar?
“Eu acho que o personagem que
falta é o POI.”Observa Nolan. “Cada semana há um mundo diferente que temos que
entrar. Greg e eu conversamos muito sobre o tipo de série que crescemos
assistindo. Séries
como, Magnum PI, The Equalizer
e também Quantum Leap. Então,
se você está vindo de algo convencional como a direção de PI, ou do alto nível
de ideia de Quantum Leap, uma das melhores coisas dessas séries é que em cada
semana você tem a oportunidade de entrar em uma dimensão diferente – um mundo
que definimos na nossa série através da “pessoa de interesse.” – a pessoa cuja
vida, Finch, Reese, Carter e Fusco estão tentando entender e resolver antes que
tudo vá por água abaixo.
Infor: A série 'The Equalizer' terá uma adaptação ao cinema em 2013.
Infor: A série 'The Equalizer' terá uma adaptação ao cinema em 2013.
"Então, esses tipos de programas sempre tiveram elencos menores", ele me conta. "Mas eu tenho que dizer, um dos maiores prazeres de criar um show e continuar a escrever, é que você começa a trabalhar com esses atores fenomenais. Greg e eu começamos a ter chance de trabalhar com tantos atores que eu sempre quis trabalhar. O objetivo desde o início com o show era aproveitar quatro personagens e para o piloto, você percebe que este é um quarteto, e depois, ao longo das próximas temporadas, esse universo cresce . A vantagem de ter um pequeno elenco é que se realmente começa a explorar esses personagens. Não é uma coisa que todo mundo tem duas linhas por episódio, entende? A atenção deste show desloca o foco. Às vezes, você aprende um pouco mais sobre esse personagem. Às vezes, você aprende um pouco mais sobre aquele personagem. Nosso próximo episódio, por exemplo, concentra-se um pouco mais no Finch."
"Eu também acho que a vantagem é que você
nunca sabe quem vai entrar e quem vai sair", Plageman acrescenta. "Eu
acho que todos nós sabiamos onde estavamos quando Stringer Bell levou um tiro!
Em um seriado em que você nunca sabe o que vai acontecer quando você tem atores
recorrentes. Alguns deles são tão fenomenais que só quebra o seu coração quando
ele têm de ir, mas também mantém o show em uma orla agradável."
"Essas são chamadas de telefonemas terríveis
que tem que fazer", admite Nolan. "É muito triste. Eu sempre digo a
eles que ganharam o distintivo POI de coragem." Plageman ri. "Quando eles aparecem no nosso
show, de repente, começam a receber ofertas em todos esses outros shows. Não
podemos mante-los mais! "
Sobre o tema da imprevisibilidade, menciono que o
público da última temporada foram brindados com um episódio ('Blue
Código"), que envolveu os medicamentos de venda da CIA para financiar a
guerra contra o terror - um bravo, se o desenvolvimento da trama, um tanto atrevida,
em uma outra forma simples do caso de uma história da semana."
A equipe de redação já vinha com uma história e
depois acho que não podemos fazer isso. Nós não podemos ir tão longe?
"Todo dia!", Ri Nolan. "Nossos
escritores estão surgindo com arremessos incrivelmente ousados e grandes, às
vezes subversivos e estranhos que contribuem para o aspecto elevado do show. Eu
falei muito sobre os X-Files (Arquivo - X) no desenvolvimento do piloto.
Eu realmente me referi muito a isso. The X-Files teve grande equilíbrio entre
um caso da semana e uma mitologia maior serializado que eles estavam dizendo.
Mas o que eles também tinham era uma ligação grande de articulação entre o caso
da semana e a mitologia. Nós sempre incentivamos os nossos escritores para ir
lá e explorar. Nós queremos sempre que o show possa chegar o mais longe que
puder em termos de saltar de um mundo inesperado para o outro e ver quais
tópicos comuns surgem a partir daí."
"E, novamente, queremos que eles obtenham a
sensação de um universo maior estranho e corrupto em torno deles. Eu sou um
grande fã dos livros de James Ellroy, "Tablóide americano" é um
deles. Há uma sensação de que você recebe do universo Ellroy que não são
estranhas maquinações em jogo por baixo de tudo. É claro, o escuro olhar Elroy
sobre a CIA, sobre os acontecimentos da década de 1960, no United Fruit, a
heroína do Vietnã, é que de mais escuro que o nosso show tem, olhando para a
vigilância do governo, e todos esses tipos de coisas."
"Na verdade não é tão diferente de X-Files. O
universo dos X-Files foi muito escuro - na direção de conspirações alienígenas.
O nosso seriado é realmente sobre tecnologias de vigilância, e no momento
pendente, estranho quando uma série de entidades diferentes saber mais sobre
sua vida do que você faz. Eu acho que nós estamos lá. Nós estamos interessados
no universo maior de impacto que e o que isso tem sobre a nossa relação com o
nosso governo."
"Um caso perfeito no ponto Jonas," coloca
Plageman. "Nós realmente não temos que (ir muito longe) extrapolar
muito longe. Um dos nossos escritores leu um artigo hoje sobre um novo programa
de vigilância em massa que tem uma correspondência de padrão preditivo
descoberto pelo Wall Street Journal. Há uma batida constante de histórias - se
é [o prefeito] Blomberg e [NYPD comissário] Estado Ray Kelly de Vigilância
sendo construído em Nova York ou as armas de execução de NYPD! Não
temos que extrapolar indo muito longe."
Fonte:http://www.screenspy.com/interviews/writer-producers-jonathan-nolan-and-greg-plageman-talk-person-of-interests-weird-universe/
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